segunda-feira, maio 08, 2006

Pick Nick - «Quem não estiver vai ter muita pena»



«Quem não estiver vai ter muita pena»

Este é o lema que o Primo Tomaz da Camara nos propõe para o Picnik dos Mello Breyner do dia 20 de Maio.

E reza assim o e-mail organizado do Primo Tomaz:

Caros colegas familiares:

O portão que figura em cima é a entrada para onde se vai realizar o nosso «pequeno» encontro familiar...
....e desde já aviso!!!! Ai de quem faltar!!! Isto deu-me uma trabalheira!!!

O nosso almocinho vai-se realizar na numa herdade chamada «Casais» que faz parte da Herdade de Palma, tudo isto a convite da Mico Correia de Sá. É perto de Lisboa (cerca de 60km) e o sítio é fantástico como vão poder ver, e passo a explicar:

1. Auto Estrada A2 - 54Km - Saída Marateca

2. Após a Saída seguir a direcção Algarve - Segue-se as setas que diz: Alcacer; Beja; Sines. (estamos na estrada em direcção ao Algarve). Passamos Bomba de Gasolina da «TOTAL»

3.Sempre mantendo-nos na estrada principal cruzamos com uma seta que diz «Pinheiro» (sinal que estão no bom caminho) - não ligam e seguem na estrada principal. Agora vai aparecer uma placa publicitária (outdoor) que diz «Alentejo» (desde que saímos da auto estrada até este outdoor só andamos 5km. (fantástico não é?) - Passem a placa e mantenham-se na estrada principal. Agora vamos precisar de andar mais 3.5km, boa?

4. Vai aparecer o primeiro portão do lado direito da estrada, parecido com o da fotografia, mas o que nos interessa é o treceiro portão do lado direito, esse sim o que eu fotografei.
Entramos no terceiro portão do lado direito da estrada, (que se observarmos muito bem, fica em frente de uma paragem de autocarros - a paragem é uma plaquinha pequenina do outro lado da estrada. (ver foto «portao.jpeg»).

O portão vai estar fechado, e cada pessoa que entrar vai ter de o fechar novamente, porque senão na próxima Páscoa não há cordeiro para ninguém, e também arriscamo-nos a ter companhia indesejada de algém (da terra) que se sinta no direito de participar neste encontro! Por isso não se esqueçam!!! Cada um: Abre entra e fecha o portão.

5. Agora que passamos o portão, os carneiros estão a salvo e não fomos perceguidos pelos nativos, comecamos a andar dentro da quinta. A primeira coisa a encontrar é a casa de caseiros (a casa da Mariana) e se repararem em cima está escrito «Casais». Se isto se confirma estamos na quinta certa.
Passamos a casa e agora temos em frente uma espécie de entroncamento o que divide estes caminhos é uma báscula. (para quem não sabe é uma balança muito grande.). Seguimos agora pelo caminho do lado direito e vamos começar a subir.

6.Quando chegarmos ao topo passamos uma cerca e seguimos em frente e agora descemos em direcção a uma segunda cerca (ver foto «caminho_barragem.jpg)». Estamos já muito perto do sítio!!!

7. Andamos cerca de 700mt e procurem a seta: «barragem» do lado direito, que a Mariana (caseira), vai colocar para não nos perdermos.
A barragem fica do lado direito do caminho mas não está á vista. Por isso cuidado... A partir da cerca (foto «caminho baragem») aos 700mt, comecem a procurar a seta. (se chegarem atrasados vão pelo som, porque estão muito perto).
8. Aqui estamos neste fantástico e irresistível sítio na Herdade de Palma, que se chama «Casais» tão simpáticamente cedido pela Mico Correia de Sá. Vejam só as fotografias do sitio!!!!

9. ATENÇÃO!!!! Os primeiros que chegarem têm direito a escolher o sitio do acampamento. Vejam só se não é fantástico: