segunda-feira, abril 13, 2009

Primo Frederico Cabral da Camara é Campeão Nacional de Monopólio

Querida Familia

Este blogue serve conforme dito no texto inicial para relatar todos os factos e acontecimentos que acontecem na nossa familia. Se por vezes alguns acontecimentos são tristes , este de hoje é relativo a um sucesso de um membro da nossa familia, o Frederico Cabral da Camara, filho do Primo Pedro é o Campeão Nacional de Monopólio. Para o Primo Frederico um enorme abraço de parabens, que são extensivos ao Pedro e Guida. Aqui fica a noticia publicada no Correio da Manhã:





Monopoly: Jovem conquista título


O lisboeta Frederico Câmara, de 17 anos, sagrou-se esta tarde, em Alfragide, campeão nacional de Monopoly, ultrapassando duas eliminatórias e mais de uma centena de concorrentes de várias idades. Em Outubro o jovem vai disputar a final mundial em Las Vegas, nos Estados Unidos.

“Comecei a jogar com 7 anos, geralmente era nas férias de Verão com toda a família, incluindo uma série de primos”, contou o jovem ao CM.

O campeão nacional é o segundo de cinco irmãos e, entre risos, diz que apenas “uma das minhas irmãs é que gosta de jogar”. Quando foi apurado no final da primeira eliminatória, Frederico desapareceu o que obrigou a organização a esperar que ele regressasse: “Acabou o jogo, eu estava cheio de fome, fui comer qualquer coisa e quando regressei é que percebi que era o jogador com melhor pontuação”, conta. Na segunda e última eliminatória, Frederico Câmara disputou o título com Carlos Costa de 35 anos, Sérgio Miguel Cruz de 30 anos e José Liliano de 23 anos.

“Senti-me muito bem, fiquei radiante”, remata o jovem que frequenta o 11º ano na área de Economia.

Com passagem marcada para o campeonato mundial, em Outubro, o estudante ainda não sabe quem o irá acompanhar: “Vou com um amigo ou com o meu irmão”, conta.

Presente neste torneio esteve o anterior campeão nacional Vítor Cândido, 35 anos. “O campeonato mundial em que participei decorreu em Tóquio. Tinha o sonho de ficar entre os dez primeiros classificados mas trouxe um 11º prémio”, diz. Vítor Cândido é portageiro na ponte 25 de Abril e acredita que o espírito do Monopoly não se alterou com os anos: “Comecei a jogar quando era miúdo, agora existem várias versões do jogo, mas o espírito e a aventura e a vontade de jogar são iguais. Há coisas que não mudam”, sublinha.

Há duas semanas, numa disputa familiar, o pai de Vítor ganhou-lhe a partida: “Esteve o fim de semana todo a dizer que tinha conseguido ganhar ao campeão nacional”, diz, entre risos.

O Monopoly nasceu em 1933 quando Charles B. Darrow inventou uma promessa de fama e fortuna através de um tabuleiro. Dois anos depois era o jogo mais vendido nos Estados Unidos.

O Campeonato Mundial de Monopoly arrancou em 1973 e decorreu em cidades tão diferentes como Nova Iorque, Londres, Berlim, Tóquio, Monte Carlo ou Toronto. Em Outubro, o agora campeão nacional Frederico Câmara vai concorrer com vários países europeus e com outros como por exemplo, Israel, China, Malásia, Singapura e Turquia. No total são 45 nacionalidades a disputar o cobiçado título de Campeão Mundial de Monopoly.



A Unica coisa que me preocupa é o facto dele ir sózinho para Las Vegas... Mas acredito que ele nos intervalos vai levar uma roleta à glória.

2 comentários:

Pedro Cabral da Camara disse...

Ele não vai sózinho. O prémio é 1 semana em Las Vegas com tudo pago para ele e acompanhante.
abc's
Pedro

Antonio Cabral da Camara disse...

Tio Tomaz o frederico ganhou uma viagem dupla mas ainda nao sabe quem vai levar mas em principio devo ir eu ou o pai.. por isso ta bem entregue! bjs e abraços Antonio Camara